Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Dia Internacional das Zonas Húmidas

02 DE FEV -

Hoje assinala-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, e no Concelho do Barreiro temos um dos melhores representantes destas áreas – O Sapal do Rio Coina, que integra a Reserva Natural Local e estende-se por 170 hectares, rico em aves, invertebrados aquáticos, peixes e plantas halófitas.
Este dia nasce da criação da Convenção Internacional de Ramsar, assinada a 2 de fevereiro de 1971 no Irão, e que tem como objetivo conservar as zonas húmidas e os seus recursos.

Zonas Húmidas são caracterizadas pela presença de massas de água, quer seja doce ou salgada; temporária ou permanente; costeira ou interior. A fauna e flora estão adaptadas às características do meio aquático envolvente. Mais exemplos nacionais são a Ria Formosa, o Estuário do Tejo, Lagoa de Albufeira e Paul da Arzila.

A sua enorme importância reside nos benefícios que traz ao meio ambiente e às populações humanas.
• São reservatórios naturais de água;
• Ajudam no controle de inundações, tempestades e outras catástrofes, dando o exemplo da Ria Formosa que protegeu Faro e Olhão do maremoto em 1755;
• São habitat para muitos animais sendo alguns residentes e outros migradores, como muitas espécies de aves e peixes, onde se alimentam e reproduzem;
• A sua vegetação retém dióxido de carbono e metais pesados, mitigando o efeito estufa e poluição das águas, respectivamente.

Porém, a acção do Homem tem prejudicado estas áreas, com ações como a expansão urbana, construção de barragens, agricultura extensiva, libertação de espécies invasoras e poluição.

O Projeto LIFE Biodiscoveries, que através de participação pública está a controlar e remover espécies invasoras tais como as acácias e o chorão-das-praias, que erodem e empobrecem o solo, reduzindo as populações de vegetação nativa e consequentemente os animais, acaba por ser um contributo para a preservação desta Zona Húmida.


Portanto é crucial protegermos estes locais, que perfazem mais de 214,974777 milhões de hectares pelo nosso planeta. Façamo-lo pela Natureza e por nós também.

voltar