Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Reserva o Sábado - À descoberta dos insetos

04 DE MAR - Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina

Mesmo num dia cinzento e com alguma chuva, no passado sábado estivémos na Reserva Natural Local a promover mais uma atividade Reserva o Sábado, inserida no Projeto LIFE Biodiscoveries, entitulada À Descoberta dos Insetos com os biólogos Sandra Antunes e Mário Carmo.

Após uma introdução rápida dentro do CEA, o grupo de exploradores, pequenos e graúdos, foi para o exterior num passeio pela Mata da Machada em busca de espécies que, pelas condições meteorológicas, pudessem estar escondidas e abrigadas, debaixo de pedras, nos troncos caídos, nas folhas da vegetação autóctone, ou que timidamente estivessem a começar a voar quando o sol começou a aquecer e a secar o solo.

 

Embora tímidos, os poucos insetos que se conseguiram ver e apanhar apareceram em áreas naturais, na zona de sobreiro, mostrando a riqueza de invertebrados presente neste espaço verde e a importância e pertinência que o projeto LIFE Biodiscoveries tem na manutenção da biodiversidade local. Para além de insetos ainda tivemos a oportunidade de encontrar duas Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) que se alimentam de diversos invertebrados terrestres.

Em seguida, já dentro do CEA, o grupo munido de ferramentas e materias primas encontradas e recolhidas na Mata da Machada participou de forma económica, simples, criativa e divertida na construção de vários tipos de abrigos para insetos, com diversos tamanhos e funções, nomeadamente para polinização e controlo de pragas em jardins, hortas ou até mesmo na varanda lá de casa.

voltar