Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Apresentação Pública do Projeto Biodiscoveries

18 DE SET - Biblioteca Municipal do Barreiro

No dia 18 de setembro foi apresentado publicamente o projeto LIFE Biodiscoveries – Controlo de Espécies Invasoras através da Participação Pública, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

Henrique Pereira dos Santos, Gestor do Projeto, deu a conhecer o mesmo e o caminho que será traçado para estes 5 anos, salientando que, a característica distintiva deste projeto é a integração do voluntariado como ferramenta para o controlo, promovento a criação de laços duradouros entre as pessoas e o combate às invasoras.

O Coordenador Técnico, Nuno Cabrita, falou sobre a riqueza natural destes espaços, que representam 22% da área total do concelho.

Uma das metas a atingir é o envolvimento de cerca de 7000 voluntários, com especial enfoque para públicos-alvo como: comunidade educativa, 3ª idade, associações e coletividades (onde se incluem os agrupamentos de escuteiros) e população em geral, referiu a responsável pela captação de voluntários, Cátia Correia.

O Instituto de Conservação de Natureza e Florestas tem já trabalho na área de mobilização de voluntários, tal como referido por Ricardo Espirito Santo, técnico deste instituto.

A terminar, o Vereador do Bruno Vitorino salientou a necessidade de promover este lado mais verde do concelho, aproveitando o potencial que a mata e o sapal têm para o turismo de natureza e captação de novos empreendedores. Salientou ainda que o LIFE é encarado como fundamental para o firmamento de uma estratégia integrada de recuperação, proteção e valorização para a Reserva Natural Local.

O sucesso do Biodiscoveries depende assim da autarquia e do contributo de todos.  

voltar