Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Câmara Municipal do Barreiro no Sement Event

22 DE NOV - Bussaco

Esta iniciativa da Fundação Mata do Bussaco, que decorreu de 22 a 30 de novembro, assinalou o Dia da Floresta Autóctone, mas também deu a conhecer as atividades desenvolvidas pelo Projeto BRIGHT (“Bussaco’s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats”), apoiado pelo Programa LIFE+/Biodiversidade da Comissão Europeia. Com o título "A nossa Floresta, O nosso Futuro", o evento foi inteiramente dedicado à natureza e à floresta, apresentando um conjunto diversificado de iniciativas, desde ações de voluntariado, seminários, formações e exposições.

Na conferência “Espaços Naturais, valor para as populações”, que teve lugar a 22, a CMB foi convidada a dar a conhecer o projeto Biodiscoveries, também apoiado pelo Programa LIFE.

Coube à Engª Cátia Correia, com uma comunicação intitulada “Controlo de espécies invasoras através da participação pública”, fazer o enquadramento social do Biodiscoveries, uma vez que o que distingue este projeto dos demais é o recurso ao voluntariado e à participação civil no controlo das invasoras que ameaçam o habitat de algumas áreas da Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e Mata da Machada.

O “Sement Event” tem como objetivo reunir os mais diversos públicos, do profissional ao geral, num evento que destaca as temáticas da natureza e da floresta. Uma iniciativa que oferece um programa diversificado, com ações de voluntariado, seminários, formações e exposições, e outras atividades, que decorrem numa semana dedicada à propagação de espécies autóctones, valorização e renaturalização de espaços degradados e controlo de espécies exóticas invasoras (lenhosas e herbáceas).

voltar