Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Há Vida no Outono | Reserva o Sábado

19 DE OCT - Mata da Machada

Foi na manhã de 6 de outubro, uma manhã cheia de luz outonal, que se realizou mais uma Reserva o Sábado, desta vez dedicada a esta época do ano: o outono.
Ao som do terceiro concerto de Vivaldi, dedicado a uma época de vindima e do vinho, e da caça, falou-se do porquê do aparecimento das cores castanhas e amarelas, da forma como vários animais de adaptam à chegada do tempo mais frio, e até de plantas que têm floração nesta altura, como é o caso da torga ou da cebola-albarrã.

Os sabores e aromas da época também não foram esquecidos: houve espaço para provar um bom chá de funcho, nozes e amêndoas, ameixas, folhas de louro, e até romã.
Já no exterior, observámos o medronheiro com os seus frutos, e vimos e ouvimos alguns chapins, o real e o azul, que responderam aos chamamentos e que se deixaram ver bem de perto, e ainda o tamborilar do pica-pau.

 

 

Foi ainda possível observar o trabalho que tem sido feito no âmbito do Projeto Life Biodiscoveries, com o arranque de chorão e descasque de acácias que, aos poucos, vai permitindo que a floresta autóctone volte a ganhar espaço nesta Reserva Natural.

De regresso ao CEA, foi altura de dar largas à veia artística e os mais pequenos fizeram os seus desenhos interpretativos do outono, com dióspiros e muitas folhas amareladas. 
A Reserva o Sábado é uma iniciativa gratuita que decorre no primeiro sábado de cada mês. Mais informações através da Linha Verde 800 912 070

voltar