Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Uma vacina eficaz

27 DE FEV - Mata da Machada

No dia 25 de fevereiro decorreu uma ação de fogo controlado numa pequena área da Machada, no âmbito do Projeto Life Biodiscoveries.

Esta teve o mesmo princípio médico das vacinas, usar agentes da doença para criar resistências no organismo, permitindo criar defesas aquando duma infeção séria.

A ideia central foi usar a conhecida capacidade das sementes de acácia germinarem depois de um fogo, “obrigando”, desta forma, à germinação simultânea das que se encontram ainda no

solo, ao invés de uma germinação faseada ao longo dos anos.

 

Assim, o arranque de todas as plantas, ainda muito pequenas, que começam a germinar torna-se possível, evitando a necessidade constante de verificar o talhão.

Ao mesmo tempo, consegue-se ir queimando o material vegetal (combustível) acumulado na Mata, reduzindo riscos associados dum eventual fogo de verão. Embora nestas primeiras semanas se traduza numa diminuição da qualidade visual e paisagística da Mata, a verdade é que rapidamente a vegetação autóctone vai germinar e diminuir este efeito visual negativo e, em pouco tempo, voltar a ter o verde de volta.

 

voltar