Projeto Biodiscoveries aprovado
09 DE MAI - Barreiro
Na área protegida da Mata da Machada e do Sapal do Rio Coina terá lugar um projeto que se prolongará por cinco anos e que pretende envolver toda a comunidade, num total de mais de 7 mil voluntários.
O vereador Bruno Vitorino, responsável por esta área, explica que a Autarquia submeteu esta candidatura de um projeto de controlo de espécies invasoras (acácias e chorões), cujo principal objetivo é melhorar a qualidade da Mata da Machada e Sapal do Coina, envolvendo a comunidade na resolução de problemas que dizem respeito ao património comum, bem como criar oportunidades para que as pessoas possam usufruir mais e melhor do património natural do Barreiro, reforçando os laços de pertença associados à Reserva Natural Local.
Este projeto, que agora foi aprovado, foi candidato a financiamento do Programa LIFE+ e corresponde a um investimento global de aproximadamente 1 milhão e 300 mil euros, sendo que metade do financiamento é proveniente de fundos comunitários. Este é um projeto totalmente inovador a nível europeu, porque permite combater espécies invasoras através de ações de voluntariado.
O vereador espera que o projeto “possa envolver mais de sete mil voluntários, ao longo dos 5 anos, oriundos essencialmente das escolas, associações, coletividades e empresas da região, que apoiados tecnicamente possam “adotar” partes destas áreas, assumindo a responsabilidade pela erradicação das espécies invasoras no talhão adotado”.
Pretende-se assim envolver estes voluntários na preservação da área protegida, num processo ambientalmente importante e com laços que se prolonguem para além do período estimado neste projeto.