Saida de Campo do ISA
12 DE NOV - Mata da Machada
Aproveitando o bom tempo do S. Martinho, ontem 42 alunos de várias nacionalidades que frequentam os cursos de Biologia, Arquitectura Paisagista e Engenharia Agronómica do Instituto Superior de Agronomia (ISA) vieram à Mata da Machada.
Depois de uma introdução à temática das espécies invasoras e ao projeto LIFE BIodiscoveries, o grupo visitou o salgueiral, na zona este da Machada, com o objetivo de observar um ecossistema pristino, ou seja, um ecossitema bem preservado, com influência de água.
Nesta visitas, os alunos fizeram identificação de espécies de flora e recolha de amostras para herbário. Em pequenas áreas de estudo alinhadas, analisaram ainda a abundância de plantas, sempre junto à ribeira, mas em locais distintos e com diferentes graus de invasão de acácias.
Puderam assim comparar áreas intervencionadas em 2016 com áreas intervencionadas recentemente.
As ações de fogo controlado e a renaturalização da ribeira foram ainda assuntos abordados, no âmbito do projeto LIFE Biodiscoveries.