Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Presença de formigas positivamente influenciada pelo projeto

10 DE MAR - Mata da Machada

A Vida Secreta das Formigas” foi explorada na Reserva o Sábado de 7 de março.
Nesta manhã, os cerca de 30 participantes embrenharam-se no formigueiro do conhecimento, e aprenderam como se organiza esta sociedade quase perfeita, onde cada indivíduo tem uma função bem clara a desempenhar.

Depois de observarem alguns formigueiros, os participantes foram para o exterior, onde conseguiram identificar pelo menos nove espécies de formigas.

O projeto LIFE Biodiscoveries tem-se revelado importante na presença de várias espécies encontradas. Por exemplo, puderam observar-se Leptotorax sp. e Camponatus lateralis, espécies que gostam de viver em troncos, dentro da cortiça dos sobreiros, e que são boas bioindicadoras ambientais.

 

Há também a presença de Linepithema humile (chamadas de Argentinas), espécie invasora, mas sem grande dispersão na Reserva Natural Local, o que é um bom indicador. É uma espécie que em zonas muito humanizadas prolifera, mas que tende a regredir em zonas mais “selvagens”. O facto de, graças ao controlo de acácias e chorão-da-praia, que permite uma maior incidência de luz no solo, termos zonas mais “arejadas” e soalheiras, com arbustos nativos, faz com que esta espécie não consiga proliferar.

As zonas de clareira, abertas também pelo projeto, podem também ser benéficas para as Cataglyphis rosenhaueri, que são caçadoras e precisam deste espaço para sobreviver, e para as Messor marocanos, granívoras, que precisam de zonas com herbáceas como gramíneas, crucíferas, trevos, etc. 

voltar