Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

O transbordar de uma ambição

20 DE ABR - Mata da Machada

A velhinha ribeira de Vale de Zebro já corre!

Ao longo de anos foi deixada ao abandono, esta vala que cruza a Mata da Machada.
O projeto LIFE Biodiscoveries, centrado no controlo de invasoras, em particular do chorão-da-praia e da acácia, ao intervir no acacial junto da ribeira, criou condições para a recuperação da mesma.

No decorrer do projeto, várias foram as ações que pretenderam servir o objetivo de renaturalização da ribeira, fosse através do descasque e posterior remoção de acácias mortas, fosse através de ações de engenharia natural.
Aos poucos, esta área foi recuperando o seu potencial ecológico e na semana passada, com as fortes chuvas que se fizeram sentir, foi possível observar o fruto do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos, neste sentido: uma ribeira com água a correr.

Não obstante de ser uma ribeira intermitente (isto é, tem água quando chove), não deixa de representar um passo importantíssimo para a recuperação de toda a área que constitui

as suas margens. Esta massa de água permitirá, em complemento com o descasque de acácia, um controlo maior das espécies invasoras, criando a existência de uma zona húmida por mais tempo, o que irá permitir o desenvolvimento de matos higrófilos e uma Mata da Machada enriquecida com uma linha de água, com leitos de cheia, com salgueiros, com carvalhos e todos os outros elementos que a enriquecem biologicamente.

Foi com o esforço e dedicação de todos os voluntários envolvidos neste processo, e da equipa do projeto, que foi possível resgatar uma ribeira, da degradação em que estava há anos, degradação tão profunda que ninguém acreditava ser possível recuperar. 

Em 2017 dissemos: "Não vai ser amanhã, não vai ser fácil. Com a sua ajuda, será mais fácil". E foi!
Obrigado.

Veja mais fotos AQUI.

 

voltar