Voltámos à Invasão
02 DE JUL - Mata da Machada
No dia 21 de Junho retomámos a Invasão ao Domingo.
Com a Mata cheia de muita gente que não a visita habitualmente, decidimos dar uma mãozinha no talhão do voluntário Hélio Gonçalves, junto a uma zona de passagem, o que nos permitiu ir falando com quem passava, a quem explicávamos o que estávamos a fazer e as razões para o descasque de acácias.
Aproveitámos o bom momento do descasque – é verdade que há algumas árvores que já não descascam tão bem, mas de maneira geral as condições de descasque continuam muito favoráveis – para dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito numa zona central da área invadida por acácias, ao longo da ribeira de Zebro.
Surpreendentemente, e poucos dias depois das intervenções da Plantar Uma Árvore logo acima da área desta Invasão ao Domingo, começa a notar-se a queda de folhas e, embora a morte das árvores vá demorar meses, a diminuição do ensombramento que resulta da queda progressiva das folhas vai favorecer a recuperação da vegetação natural em curso.
Uma manhã bem passada, e útil.
No dia 19 de julho lá estaremos outra vez, à espera de quem se queira juntar, mas há muitas outras oportunidades para quem queira participar neste esforço para melhorar a mata.
Fale connosco para saber mais: life.biodiscoveries@cm-barreiro.pt