Reserva o Sábado - Plantação Florestal
07 DE NOV - Mata da Machada
No passado dia 7 de novembro, decorreu mais uma Reserva o Sábado, desta vez dedicada a uma plantação florestal. Esta iniciativa da Câmara Municipal do Barreiro contou com a colaboração do Grupo Flamingo, onde participaram 27 pessoas que, entre si, plantaram 120 medronheiros e 80 murtas numa parcela de terreno adequado ao seu crescimento.
Em novembro assinala-se, a 23, o Dia da Floresta Autóctone. Este dia é apenas celebrado na Península Ibéria uma vez que, aquele que é considerado por excelência o Dia da Floresta (21 de março), foi criado na Europa de Norte, sendo que não é a data mais propícia para se proceder à plantação de árvores no nosso território. é pois agora a melhor altura para tal.
Desta forma, quisemos assinalar a efeméride dando ênfase à importância da floresta autóctone e às suas ameaças. A atividade iniciou-se com uma apresentação sobre a
temática, seguida então da plantação de espécies autóctones.
Os percursos de ida e volta para o local de plantação foram aproveitados para passeios interpretativos, dando ênfase à flora existente na Mata da Machada, e falando sobre o Projeto Life Biodiscoveries, onde houve espaço para demonstrar como se procede ao descasque de acácias e à remoção de chorão, duas espécies invasoras que ameaçam o equilíbrio da nossa floresta. Pelo caminho, observaram-se também alguns cogumelos, rãs-verdes e escutaram-se cantos de aves.
O balanço desta ação foi muito positiva, tanto para os participantes como para o ecossistema da Mata da Machada. Foi bom ver que se fez a aproximação de miúdos e graúdos à nossa tão importante floresta.