Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

A Reserva Natural Local tem novos visitantes?

05 DE NOV - Mata da Machada

Foram encontradas pegadas, que nos parecem de javali (Sus scrofa), dentro da área da Mata da Machada (ver fotografia. Comentários e outras interpretações são bem-vindas), aparentemente de dois indivíduos. Estas pegadas foram encontradas em meados de outubro.

A proveniência destes dois animais provavelmente remonta ao sopé da Serra da Arrábida, a sul da Reserva Natural. Estes indivíduos podem estar somente de passagem ou a explorar novas áreas em busca de alimento. A situação está a ser monitorizada por biólogos e técnicos do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina, a fim de avaliar a frequência da espécie na Mata.

 

É de realçar que este é um acontecimento inédito, mas que não causa impacto nem aos ecossistemas da Mata nem às pessoas que a frequentam.

Os javalis são mamíferos normalmente esquivos, de pelo castanho. São muito adaptáveis mas de maneira geral preferem zonas de vegetação mais fechada e áreas agrícolas perto de zonas abrigadas, refugiando-se entre vegetação densa. É omnívoro, remexendo o solo para se alimentar de raízes, sementes e tubérculos, tais como bolotas e batatas. Come também cogumelos, minhocas, larvas de insetos, ovos e ratos. É mais ativo ao crepúsculo e durante a noite. Tem um olfato e audição extremamente apurados, e o hábito de rebolar na lama para se refrescar e remover parasitas do pelo.

voltar