Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Dia da Floresta Autóctone - "Mexe com a Idade" no descasque de acácia

25 DE NOV - Mata da Machada

O Projeto Biodiscoveries, pela sua génese, pretende preservar a floresta local. Por isso, não podíamos deixar passar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) sem o assinalar.
Alunos da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, das classes do Grupo Desportivo e Recreativo de Palhais e da Sociedade Cultura e Recreio 1º de Agosto – Paivense do programa “Mexe com a Idade”, passaram uma manhã diferente na Mata da Machada, numa ação que visou transmitir a importância que as florestas e todos os espécimes arbóreos autóctones representam, bem como sensibilizar para a problemática das invasoras.
A sessão teve início com uma apresentação do biólogo Mário Carmo, que abordou questões como as invasões biológicas, os seus impactes, consequências e metodologias de controlo, o reconhecimento de espécies vegetais e a recuperação dos sistemas invadidos.

De seguida, o grupo passou para o terreno, onde procederam, de forma bastante empenhada e motivada, ao descasque de acácia.

Os conhecimentos e valores transmitidos ao longo desta ação pretenderam a interação dos cidadãos, tornando-os mais ativos e responsáveis, dinamizando um processo de mudança na sua relação e atitude para com a natureza e a floresta.
Várias vezes se comentou entre os participantes: “Há muitos anos que frequento a Mata e nunca tinha percebido de que estas árvores (acácias) eram más’ para as restantes”, o que permite mostrar a importância de iniciativas de educação ambiental e a participação do público-alvo na vertente prática do controlo de espécies invasoras inserida no Life Biodiscoveries.
A manhã terminou com uma aula de ginástica ao ar livre e a vontade expressada pelos participantes em repetir o descasque, voltando à Mata de forma voluntária e informal num futuro próximo.

voltar