Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

O talhão do casal Azevedo

17 DE MAR - Mata da Machada

Foi na atividade que celebrou o Dia da Floresta Autóctone, a 23 de novembro do ano passado, que o Sr. Jaime Azevedo e a sua esposa, Noélia Azevedo, ficaram a conhecer o projeto Biodiscoveries.
Participantes no programa “Mexe coma Idade”, nesse dia descascaram acácias na Mata da Machada e dai à adoção de um talhão, foi um instante.


Há muitos anos (mais de 30), que este casal frequenta a Mata da Machada “faça chuva, faça sol”, diz o Sr. Jaime. Agora, dão o seu contributo a este projeto, descascando acácias ou arrancando as plântulas mais jovens destas espécies exóticas “Já arrancámos milhares. A minha mulher anda sempre fula, com vontade de arrancar mais” (risos), brinca o Sr. Jaime, que acaba por desabafar “Se todos fizessem como nós fazemos, e arrancassem um pouco, isto estaria melhor…”.

O talhão do casal Azevedo está já bastante intervencionado, sendo que contaram com a ajuda da equipa técnica florestal para preparar o terreno e fazer o descasque de alguns exemplares mais robustos.


No entanto, nas suas caminhadas pela Mata, o Sr. Jaime e a Dª Noélia não perdem a oportunidade de arrancar pés de acácia “ A minha mulher anda aqui a namorar um molho (de pés) «Olha que molho tão bonito para arrancar!», disse ela. Fui ver, o molho era par’ ai 50!”

voltar