Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Reserva o Sábado - Borboletas e outros insetos

07 DE MAI - Mata da Machada

Dia 7 de maio teve lugar o último Reserva o Sábado de 2016. 
O convite seria para ver borboletas e outros insetos, que pela primavera, abundam pela Mata da Machada.

Infelizmente, o tempo pregou-nos uma partida e a chuva afugentou não só as borboletas, mas também alguns participantes. Ainda assim, reuniu-se um grupo considerável, e foi possível ir para o terreno recolher variadas espécies de insetos para observação. Com as caixas de amostra, foram recolhidos diversos escaravelhos, formigas, e até mesmo a rara lagarta que dá origem à borboleta branca-portuguesa (Euchloe tagis), que já foi notícia pela sua presença na Mata da Machada.


Após o percurso de prospeção, foi altura de regressar ao Centro de Educação Ambiental para a análise do material biológico. Crianças e adultos conversaram animadamente com a bióloga Sandra Antunes, da Tágis, sobre as características e hábitos destes pequenos animais e suas diferenças. Lupas e pinças ajudaram a uma análise mais pormenorizada. Houve também oportunidade de assistir a uma breve incursão pelo mundo dos insetos através da visualização de um power point preparado para o efeito.

No próximo mês passaremos para as atividades da Agenda Reserva o Verão e regressaremos à Reserva o Sábado no primeiro sábado de outubro. Fique atento.  

voltar