Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Sons e cores da Mata das Aves da Mata

11 DE JUN - Mata da Machada

Chapim-real, chapim-azul, trepadeira, chamariz e trigueirão, foram algumas das aves que, como seu chilrear, animaram a observação de aves que decorreu na manhã de 11 de junho.
Esta atividade, que convidava a descobrir os “Sons e Cores das Aves da Mata”, começou com uma breve iniciação ao birdwatching, onde é necessário um olhar atento a pormenores como a morfologia do animal (penas, bico, tamanho, silhueta, etc.) e material adequado (guias de campo, binóculos…).

O grupo, composto por 13 participantes, iniciou o percurso na zona de montado da Mata da machada, onde foram chamadas aves através da reprodução de gravações de vocalizações das mesmas.

Na zona de pinhal ouviu-se também o chamariz que, curiosamente, foi identificado pelo grupo como o “som da floresta” pois é o som que caracteriza o ambiente deste habitat.
Chegados à zona de sapal, foi possível observar a garça-branca, o pisco-de-peito-rúivo e ainda uma tímida águia-de-asa-redonda.

Nesta ação Life Biodiscoveries, conduzida pelo biólogo Mário Carmo, voltou a ser lançado o convite para a adoção de um talhão, dando continuidade ao controlo das espécies invasoras que representão uma ameaça para o equilíbio da biodiversidade autoctone, como a que foi observada durante toda a manhã.

voltar