Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Aves à Vista

01 DE OUT - Sapal do Coina e Mata da Machada

No passado dia 1 de outubro e no decorrer do fim-de-semana Europeu de Observação de Aves, realizou-se mais um Reserva o Sábado intitulado Aves à Vista, conduzida pelo Grupo Flamingo.
Num passeio de observação de aves na Reserva Natural Local, os 26 participantes conseguiram avistar uma grande diversidade de avifauna na Mata da Machada, mas ainda com maior relevância no Sapal do Rio Coina.

Na Mata observou-se e escutou-se o papa-mosca-preto, o pisco-de-peito-ruivo, o chapim-real, o chapim-azul, o gaio, a gralha-preta, o pica-pau-grande-malhado, o melro, o tentilhão, a pega-azul e o rouxinol-bravo. No Sapal, a atracção principal foi sem sombra de dúvida a águia-pesqueira, que se mostrou imponente em todo o seu esplendor, sendo que na vasta extensão da paisagem viu-se também a águia-de-asa-redonda, a garça-real, a garça-branca-pequena, o guincho, o pilrito-comum, o maçarico-real, o milherango, o tarambola-cinzenta, a gaivota-de-patas-amarelas e, ao longe, o pato-real e a piadeira.

 


Sendo esta ação inserida no Projecto Life Biodiscoveries, falou-se e discutiu-se a problemática de espécies invasoras como a acácia e o chorão, havendo ainda tempo para os participantes se dedicarem ao arranque de chorão e à recolha de algum plástico na zona adjacente ao Sapal.

Transmitiu-se adicionalmente a mensagem da importância do papel que cada um de nós pode ter ao intervir no Projeto, adoptando um talhão.

voltar