Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Seminário "Biodiversidade Daqui"

19 DE OUT - Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina

No sábado, dia 15 de outubro, decorreu mais um seminário, integrado no projecto LIFE Biodiscoveries – Controlo de Espécies Invasoras através da Participação Pública, desta vez sobre o tema da Biodiversidade.

Os oradores convidados, através das suas comunicações, vieram de uma forma simples demonstrar que a gestão e preservação dos espaços naturais, como a Mata da Machada e o Sapal do rio Coina, são fundamentais para a biodiversidade local.

Assim, Sílvia Neves trouxe a experiência do ICNF no controlo de acácias na Serra do Açor. O biólogo Mário Carmo falou-nos do valor económico dos serviços de ecossistema e a Sociedade Portuguesa de Botânica, através de Patrícia Pinto da Silva, deu a conhecer um pouco mais da flora e vegetação da Mata da Machada. 

Depois de uma pausa, Mauro Hilário, do Grupo Flamingo, descreveu a fauna da Reserva Natural. Enquanto Rui Simão, da Ecofungos, deu a conhecer aos participantes os cogumelos da mata, Ana Ferreira trouxe a experiência do projecto Charcos com Vida e Paulo Alves, da Floradata, fez o ponto de situação sobre a monitorização dos efeitos do projeto Biodiscoveries na biodiversidade.

 

Com base na pequena exposição que está no Centro de Educação Ambiental, Nuno Cabrita, do Centro de Educação Ambiental, fez uma visita guiada pela Mata, que permitiu conhecer os resultados atingidos pelo projeto Biodiscoveries até ao momento.

A Escola Profissional da Moita serviu aos participantes um excelente almoço, preparado e servido pelos seus alunos, seguindo-se uma hora e meia de passeio para ver resultados concretos no terreno, acompanhados dos diferentes oradores que foram enriquecendo o passeio com o seu conhecimento, sempre prontos no esclarecimento de dúvidas e mostrando uma Mata mais diversa e interessante do que a que conhecíamos.

Consulte as apresentações deste seminário aqui

voltar