Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Conselho Consultivo da Reserva Natural Local do Barreiro reúne

09 DE FEV - Mata da Machada

Decorreu no dia 6 de fevereiro, a 3ª reunião do Conselho Consultivo da Reserva Natural Local (RNL) do Barreiro, presidida por Juvenal Silvestre, em representação da União das Freguesias de Palhais e Coina.

Bruno Vitorino, Vereador do CEA e presidente da Comissão Diretiva da RNL, apresentou o plano de atividades previsto para a Reserva, destacando o programa de Educação Ambiental desenvolvido junto das escolas, os Campos de Férias, a iniciativa Reserva o Sábado e a Agenda de Atividade Reserva o Verão em Família. Referiu ainda o apoio dado pelo Centro de Educação Ambiental às diversas solicitações que chegam por parte de diferentes entidades (Agrupamentos de Escuteiros, escolas, empresas, associações, entre outros).

Relativamente ao Plano de Gestão da RNL, o Vereador informou que os trabalhos estão a decorrer, estando já concluída a 1ª fase com a síntese dos estudos, sendo que no decorrer do mês de março será dinamizada uma primeira sessão de participação pública,

com vista ao envolvimento das diversas entidades e população, e consequente recolha de  contributos dos mesmos.

Uma vez que o conselho consultivo da RNL funciona também como comissão de acompanhamento do LIFE Biosdiscoveries, o  Arq. Henrique Pereira dos Santos, gestor do projeto, fez um ponto de situação das várias ações do mesmo, referindo ainda alguns números globais. Inicialmente contava-se com uma invasão de Acacia sp de 54 ha, que neste momento reduziu para 29 ha. No que diz respeito ao chorão-da-praia, reduziu-se de 26 ha iniciais para 3,7 ha. Neste momento estão intervencionados 107 talhões e já se envolveram cerca de 2200 voluntários, quer com adoções quer em ações de sensibilização.

voltar