Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Workshop MONTIS-NATIVA Espécies invasoras em Portugal: onde estamos e para onde queremos ir?

11 DE JUL - Coimbra

Dia 11 de Julho, na Escola Superior Agrária de Coimbra realizou-se o Workshop MONTIS-NATIVA Espécies invasoras em Portugal: onde estamos e para onde queremos ir? E como não podia deixar de ser, o Projeto LIFE Biodiscoveries participou, fazendo uma apresentação.

Entre animais e sobretudo plantas invasoras debateram-se vários tópicos, entre os quais: Gestão e conservação; Novas abordagens e investigação, e Participação, governança e envolvimento. Dentro destes temas foram apresentados os seguintes trabalhos:

. Vespa velutina em Portugal: Marco Portocarrero, NATIVA

. A importância do controlo de espécies invasoras na gestão florestal: Carlos Valente; RAIZ, The Navigator Company

. Resultados na conservação na Mata Nacional do Buçaco: Joni Vieira; LIFE BRIGHT / Fundação Mata do Buçaco

. Envolvimento de vários públicos e perspetivas: Andreia Pereira; LIFE BIODISCOVERIES / C.M do Barreiro

. O voluntariado associativo: Jorge Morais; QUERCUS/Projecto Cabeço Santo 

. Capacitação-ação de técnicos, operacionais e cidadãos: Marta Pinto; CRE Porto/UCP | FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto

. Controlo Natural de plantas invasoras: Hélia Marchante; ESAC & CEF

. Valorização de fibras de plantas invasoras: Catarina Chemetova Oliveira; ISA/DCEB – Química e Ambiente  

Da parte da tarde foram debatidas os 3 tópicos iniciais em grupos de trabalho de modo a fazer sínteses e obter conclusões para novos passos para o futuro. Foi uma discussão muito frutífera, visto que as experiências e conhecimentos dos envolvidos eram bastante diversificados, contribuindo assim para uma troca interessante de informações e opiniões, sendo uma clara mais-valia.

Este foi o primeiro de muitos eventos que pretende montar uma rede de várias entidades e projectos em torno da problemática das espécies invasoras.

Em breve faremos a divulgação dos resultados e conclusões obtidas neste Workshop.

 

voltar