Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Sim, não é bonito! Mas…

03 DE OCT - Mata da Machada

…mas muito se tem feito na Mata da Machada nos últimos anos.

Desde 2015 que o Projeto Life Biodiscoveries tem chamado a população para travar uma luta contra as espécies invasoras que lentamente iam ganhando terreno na nossa Machada.

Com a colaboração dos voluntários e da equipa técnica, o chorão-da-praia foi sendo arrancado e as acácias descascadas, para secarem e morrerem. Um processo lento, que começa a ser cada vez mais visível.

Agora, quando visitamos a Mata, temos um aparente cenário de tristeza e descuido, com árvores secas e ramos partidos. Mas, na verdade, é apenas o final de um processo que estará na origem de nova vida. Vida Autóctone. Vida da nossa Floresta. Vida da nossa Mata da Machada. A vida que lhe pertence, e que tem de voltar ao terreno que estas invasoras

foram ocupando. Esperamos em breve começar a assistir ao despontar dos pequenos pinheiros, dos sobreiros, da murta, da carvalhiça, dos medronheiros, que terão de volta a visita dos coelhos, genetas, da toutinegra e da águia-da-asa-redonda.

Assim, quando visitar a mata, não fique triste com o verde que foi desaparecendo da paisagem. Lembre-se que a luta contra as invasoras está a dar frutos e que em breve poderemos começar a ter a nossa Mata de volta.

voltar