13 Anos a Valorizar o Património do Rio Coina
09 DE OCT - Rio Coina
Mais de uma centena de pessoas participaram na 13ª edição da “Subida do Coina”, um passeio pelos valores ambientais do rio, que se realizou a 16 de setembro.
Este passeio pelo valor natural do Coina faz já parte da agenda dos barreirenses, e não só, que todos os anos se juntam a nós, em embarcação própria ou cedida pela autarquia, para uma atividade única que lhes permite contemplar as margens do rio de uma perspetiva pouco habitual, e ainda desconhecida por muitos.
Bruno Vitorino, vereador da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, pelouro responsável por esta iniciativa, sublinha que o Barreiro tem que ser um concelho que possa ser usufruído pelos seus habitantes, sendo o Rio Coina um dos espaços mais emblemáticos. “Temos que de dar a conhecer o nosso património natural. Só conhecendo e gostando podemos dar o passo seguinte, que é preservar e proteger o nosso território”, acrescenta.
O vereador lembrou que os valores naturais existente no Sapal do Coina e na Mata da Machada, levaram a Câmara a classificar aquela zona como Reserva Natural Local.Este ano a Divisão de Sustentabilidade Ambiental e de Eficiência Energética colocou um varino e 20 kayaks ao dispor da população.
Tainhas, alforrecas, a garça-real, o corvo-marinho, alguns borrelhos, estre outros, acompanharam-nos nesta manhã onde também se falou da importância da preservação da biodiversidade autóctone, ameaçada por espécies invasoras e cujo projeto LIFE Biodiscoveries promove o controlo, através da participação pública.
Veja AQUI algumas imagens.